Terapias Bauman

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

terça-feira, 27 de novembro de 2012

O que é Acupuntura?

Olá queridos leitores! Muitas pessoas tem me pedido para explicar o que é a Acupuntura e como funciona, este post é para tirar estas dúvidas! Caso ainda tenham questões, fiquem à vontade para perguntar pelos comentários ou pelo e-mail!

A Acupuntura é uma terapia complementar chinesa, um dos tratamentos mais antigos do mundo, criada por volta de cinco mil anos. Existem diversos métodos de aplicação que consistem na estimulação de pontos específicos no corpo. Os pontos de acupuntura espalhados pelo corpo correspondem a terminações nervosas, a estimulação destes pontos reflete no Sistema Nervoso Central que libera substâncias como a endorfina e o cortisol, que são analgésicos e anti-inflamatórios naturais, além de produzirem a sensação de bem estar.

Os pontos para a estimulação podem ser tanto no local da dor ou da queixa do paciente, quanto em pontos reflexos e outros pontos ou meridianos (canais de energia pelo corpo: doze pares que representam órgãos e vísceras, oito extraordinários, doze distintos e doze tendino-musculares) que tem a função de equilibrar o problema. Por isso, muitas vezes o paciente vai com uma dor, por exemplo, no joelho e o Acupunturista estimula diversos pontos no corpo que estão longe do joelho.

O método mais conhecido é a inserção da agulha, mas para quem não gosta das agulhas, existem outros meios de se estimular os pontos, como: ventosas, super imãs, magnetos, stippers, moxabustão, massagem, pressão, pedras quentes e entre outros.

Antes de o tratamento começar, são feitas diversas perguntas para compor o diagnóstico chinês que é bem diferente do ocidental. O diagnóstico inclui sentir o pulso, olhar a língua e observar cor e outros aspectos da pele, do olhar, tom de voz, brilho no cabelo, cheiro, etc. A partir deste diagnóstico o Acupunturista saberá quais serão os pontos que deve estimular.

Como a Acupuntura trata de equilibrar o organismo (de acordo com o Yin Yang, com a Energia Vital - Qi, fluidos corpóreos e Cinco Elementos), tem a função, também, de prevenir doenças. Uma das grandes diferenças entre a Medicina Ocidental e a Oriental é a prevenção de patologias.

O número de sessões depende do paciente e da demanda, se é uma dor crônica ou aguda. Nas primeiras sessões podem-se sentir algumas diferenças, porém é um tratamento de médio a longo prazo, normalmente indicada para fazer uma vez por semana. Quanto mais sessões forem feitas, melhor o resultado em todo o corpo.

Beijos e Namastê!


Stefanny.

2 comentários:

  1. Eu também sou apaixonada por acupuntura!
    Procuro fazer pelo menos 1 vez na semana. E fico revoltada quando comento isso com as pessoas e elas acham que é Placebo. Mas, vai da crença de cada um mesmo né... O importante é que em mim funciona, eu acredito, acho que o acupunturista é pouco valorizado no Brasil.

    Cabelos, Receitas, e mais

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Seja muito bem-vinda ao blog!!
    Uma vez por semana é ótimo pra dar continuidade ao tratamento de acupuntura e quem fala que é placebo é pq não conhece e/ou nunca fez para sentir os efeitos.
    Como esta dizendo no post, o efeito atua no SNC.
    Abraços e obrigada por sua participação!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua contribuição para o Blog! Namastê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...