Terapias Bauman

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Yin-Yang



Acredito que para o entendimento da MTC e de alguns conteúdos que serão postados mais pra frente, é necessário compreender alguns conceitos básicos. Fiquem à vontade para complementar alguma coisa ou perguntar caso fiquem com dúvidas!

Começarei por um dos conceitos mais importantes, que é simples, porém profundo: O Yin-Yang. Acredito que a maioria dos leitores já tenham visto o símbolo, sabem o que significa, mas não entendem a dimensão, que é basicamente...tudo! É um dos conceitos mais profundos e importantes para a MTC. São polaridades do universo e é o conjunto de tudo que existe. Ao mesmo tempo em que são opostos, também se complementam.

O Yin-Yang são aspectos opostos que todos os objetos e fenômenos no universo possuem. Ao mesmo tempo em que são conflitantes e opostos, são interdependentes, se fortalecem e se consomem, e se transformam um no outro. Não existe Yin sem Yang, um transforma-se no outro: quando o Yin está no ápice, vira Yang e vice-versa. É um movimento contínuo de crescimento e decrescimento.  Essas relações explicam a fisiologia, a patologia e servem como guia para o diagnóstico na MTC.


Yin
Yang
Noite
Dia
Material
Imaterial
Frio
Calor
Crônico
Agudo
Matéria
Energia
Contração
Expansão
Descendência
Ascendência
Abaixo
Acima
Água
Fogo
Órgão
Víscera
Figura I– Símbolo do Yin e Yang
                                                         Fonte: Maciocia, 1996

Muitos cometem o equívoco de achar que todas as mulheres são Yin e os homens são Yang. Mas não é isso, existem homens Yin e mulheres Yang e, principalmente, existem os momentos mais Yin e mais Yang inclusive durante o dia (ainda bem!).

Existe o conceito, de o Yin ser mais Feminino e o Yang mais masculino como mostra na figura, até porque são ligados a outros conceitos, de quando as mulheres ficavam cuidando dos filhos e da casa, mais introvertidas, enquanto os homens saíam para caçar, trabalhar e representavam mais movimento e extroversão.  Mas isso não necessariamente se aplica a todas as pessoas do sexo feminino e masculino, não dá para generalizar! Lembrem-se da relatividade: “isto é mais Yin/Yang em relação ao que?”

“O Yin corresponde à falta de movimento e sua energia simboliza a terra, o Yang corresponde ao movimento e sua energia simboliza o céu; portanto, o Yin e o Yang são caminhos da terra e do céu. Como o nascimento, o crescimento, o desenvolvimento, a colheita e o armazenamento são levados a efeito de acordo com a regra de crescimento e declínio do Yin e do Yang, então o Yin e o Yang são os princípios que norteiam todas as coisas” (CAMPIGLIA, 2004, APUD SU WEN, 1975).

Como estes opostos existem em tudo, o mundo é resultado desta unidade contraditória dos princípios Yin-Yang. E também é importante ressaltar que existe a relatividade, um fenômeno é Yin ou Yang em relação a outro fenômeno. Por exemplo, o chão é considerado mais Yin do que o teto, que é mais Yang. Porém o chão do andar de um prédio, é o teto do andar de baixo, então, neste caso, será mais Yang e o teto deste mesmo andar, é o chão do andar de cima, portanto será mais Yin. O conceito dependerá de uma relação e um cotexto.




Beijos e Namastê!

Stefanny


Ps: Um agradecimento especial à Gabriela, que fez o layout novo pra mim! Obrigada!

REFERÊNCIAS:

Livro “Psique e Medicina Tradicional Chinesa” - Helena Campiglia, 2004.
Livro “Os Fundamentos da Medicina Chinesa” – Giovanni Maciocia, 1996.
Livro “O Diagnóstico na Medicina Chinesa” – AUTEROCHE, B; NAVAILH, P, 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua contribuição para o Blog! Namastê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...