terça-feira, 22 de julho de 2014

Como o conceito de bullying pode interferir na autoestima?

O bullying pode interferir drasticamente na autoestima, dependendo da idade em que a pessoa sofrer o bullying, as consequências podem ser graves e interferir na construção da autoestima, em crianças e adolescentes estas consequências podem até ser permanentes se não buscarem um tratamento adequado.

Para a pessoa que sofre o bullying seja criança, adolescente ou adulto, pode gerar traumas profundos e distorções de autoimagem, autoconfiança e autorrespeito. A humilhação, constrangimento, agressão verbal e física seja a respeito da aparência, capacidade, inteligência ou diminuir qualquer atributo que a pessoa tem, muitas vezes a criança ou adolescente cresce, muda, mas continua se sentindo inseguro, não se achando bonito, inteligente ou bom o suficiente. Isso atrapalha nas escolhas, na vida profissional e nas relações pessoais e amorosas.

Na grande maioria das vezes a própria pessoa que faz o bullying não tem uma boa autoestima, trata os outros de tal maneira para se sentir superior, porque em seu intimo se acha inferior, é a síndrome de Napoleão.


Este é um assunto que deve ser levado a sério e tratado com muito cuidado, tanto nas escolas quanto nas famílias. Muitas pessoas sofrem com o bullying, de diversas formas diferentes, muitas vezes perigosas e tanto meninos quanto meninas de diferentes idades são suscetíveis. Sofrer bullying ou ser conivente com a situação e omitir da família e da escola podem gerar graves consequências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua contribuição para o Blog! Namastê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...