terça-feira, 5 de novembro de 2013

Acupuntura nos Esportes

Este post vai para os atletas do blog!

A Acupuntura nos esportes, além da prevenção e tratamento de lesões, ajuda a melhorar a performance dos atletas. Grande parte dos atletas, em algum momento, experimenta declínios no desempenho que podem causar problemas físicos e psicológicos.

A causa mais frequente deste declínio é  relacionada com overtraining, lesões musculares, articulares e outras pequenas lesões que causam menor rendimento. 

Conforme a diminuição do rendimento, o atleta começa a perder a concentração, gera ansiedade e perde confiança. A ansiedade gera tensão muscular, podendo gerar uma lesão ou fadiga.

Para a Medicina Chinesa, as lesões esportivas, traumas e acidentes esportivos são tratados restabelecendo o fluxo de Qi e sangue do local e dos meridianos, aliviando a dor e recuperando a  amplitude do movimento, a flexibilidade, fortalecimento dos grupos musculares e equilibrando o Shen (mente), trazendo um retorno assintomático da função lesada.  

Para a melhora de performance, existem grupos de pontos chamados “pontos mestre” de cada parte do corpo(braços, pés,pernas, dorso, ventre, quadris, coxas,orelhas, olhos), de alguns órgãos (rins, pulmões, estômago)  e pontos emocionais (medo, moral, energia física,) para ajudar a diminuir o medo, a ansiedade, a vergonha, etc. Para cada tipo de esporte e de acordo com o paciente, são usados determinados grupos. Com estes pontos é possível aumentar o rendimento.

As sessões podem ser feitas no consultório com diversas técnicas, pouco tempo antes de competir/entrar em campo/fazer atividade física.



Aproveitem :)






Fonte: Aula e apostila de Acupuntura nos Esportes dada pelo professor Julio Cezar Callado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua contribuição para o Blog! Namastê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...