Terapias Bauman

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Acupuntura para Dor Lombar

Um estudo realizado pelo Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo demonstra que a acupuntura auxilia no tratamento de dores na região lombar, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

A técnica chinesa, quando associada ao tratamento convencional de lombalgia (dores nas costas), acelera o alívio em curto prazo. O estudo foi feito pelo Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC.

Segundo o fisiatra intervencionista João Amadera, a pesquisa foi realizada em 60 pacientes, sendo que 28 deles receberam apenas o tratamento convencional e 32 o convencional associado à acupuntura. 

A terapia convencional é feita com uso de analgésicos, exercícios e recomendação de posturas corretas para atividades diárias. No entanto, ela nem sempre é eficaz para o alívio da dor lombar crônica.

Os pesquisadores descobriram, então, que, quando essas medidas são insuficientes, associar exercícios terapêuticos e acupuntura é decisivo na melhora. 

"Após o término das seis sessões de acupuntura, verificamos que o grupo que teve o tratamento convencional associado à acupuntura apresentou uma queda significativa na escala de dor", diz Amadera.

Pesquisa — Os pacientes que fizeram apenas o tratamento convencional também foram tratados com um tipo de acupuntura placebo. No processo, eletrodos eram colocados no corpo do paciente, mas a corrente elétrica era interrompida.

No final do estudo foi usada a Escala Visual Analógica para avaliar a melhora na sensação de dor. Essa escala consiste em uma linha de 10 centímetros, marcada numericamente de 0 a 10 — sendo zero o menor índice de dor, e 10 a pior dor possível. 
clique na imagem para ampliá-la

O grupo de voluntários que fez acupuntura teve uma melhora média de três pontos nessa escala. Já o grupo que recebeu o tratamento tradicional aliado à acupuntura placebo teve uma melhora média de apenas um ponto.

Segundo João Amadera, o motivo da melhora é que, quando são colocadas as agulhas no corpo do paciente, "são liberadas substâncias neurotransmissoras e analgésicas que diminuem a dor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua contribuição para o Blog! Namastê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...